"A poesia é também uma forma de filosofar, de tentar compreender o movimento da vida, dar-lhe algum sentido, traduzir-lhe para os outros seres, usando mais o sentimento do que a razão. Os ingredientes dessa arte de profundidade filosófica provêm das experimentações das situações que a própria vida fornece, tantas vezes, independente de nossas escolhas. E a tradução é sempre acompanhada de beleza, de leveza, porque não se prende a nenhum proprietário. A poesia se doa a todo aquele que se reconhece e se apropria daquilo que percebe nos seus versos. Está sempre em estado de transformação, sempre interagindo, sempre sendo traduzida segundo a emoção e o conteúdo interno daquele que lê, no momento em que lê. A poesia está sempre viva!"

Sônia Arruda

outubro 23, 2011

Desconstruir é preciso


por Sônia Arruda

Quero tudo o que não é perfeito
Sem princípio certo, meio ou fim
Aquilo que adivinhar não possa
Por não trazer o saber em mim

Quero a falta de contornos óbvios
Nos campos vangoguianos que penso
Com o olhar puro, livre de culpas
Mutante e delirante, de brilho intenso

Quero desfazer teias e tranças
Das horas, eu quero esquercer
Andar pelo mundo sem lembranças
E a cada novo encanto, me perder

Pois só me acho quando torta
Sem levar a sério a aparência
Externa que eu te possa mostrar
Não dê espaço pra falsa decência

Só me encontro se dispersa
Dos modelos que aprisionam
Vague entre as possibilidades
Dos muitos eus que me somam

Nenhum comentário: